domingo, 22 de janeiro de 2012

Dicas de como cultivar temperos e ervas em espaços pequenos.

Cultivar uma horta em casa vai além de ter temperos frescos sempre à mão, é ecológico, bonito, decorativo e é atividade relaxante sendo uma ótima terapia.


 E isso é possível não só para quem tem quintal. Para quem não tem espaço, uma boa solução é cultivar os temperos em vasos ou jardineiras dentro de casa. Além de enfeitar a sua cozinha, a mini-horta vai possibilitar que você dê um toque especial nas refeições.

Para  iniciar a sua horta de temperos: 
É preciso encontrar o lugar certo. O ideal é um local que receba cerca de 3 a 4 horas de sol por dia. Assim, qualquer lugar em que incida sol é indicado. 
 
Se você mora em apartamento, o melhor lugar para deixar os vasos é na janela ou varanda, lembrando que se possível optar pela face norte, pois bate sol o ano inteiro.


Passo-a-passo: Cultivando a horta em vasos

 


As mini-hortas em vasos são ideais para temperos como manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã, entre outras ervas aromáticas.  

Plantando 2 ou mais espécies

É preciso  verificar o manejo correto de cada planta e fazer combinações que funcionam, pois há plantas que gostam de mais sol e outras de mais sombra. A hortelã e a cebolinha, por exemplo, preferem menos sol, portanto podem ficar juntas.  

Sementes ou Mudas:

Para os que não tem paciência em esperar o processo de crescimento plantado por semente, o ideal é comprar mudas de temperos – à venda em casas de jardinagem – para uma colheita e utilização mais rápidas, já que o plantio com a semente demora muito tempo até a colheita. Por isso, quando comprar as mudinhas, leia as instruções ou pergunte ao vendedor sobre as características da erva.

A distância entre uma muda e outra também varia de acordo com as espécies escolhidas. Uma muda de alecrim no vaso já é suficiente; na jardineira a salsinha comporta várias mudas com espaço de 15 a 20cm por planta e entre as linhas, e  o manjericão requer espaçamento de 20cm.
 
Passo-a-passo: Preparando o vaso ou jardineira 
  1.   Em uma jardineira ou  vasos use: terra vegetal, areia de construção e adubo. Para a montagem use: pedrinhas no fundo do vaso ou cacos de telha, depois a areia úmida e a mistura da terra vegetal com o adubo.
  2. Faça furos no fundo da jardineira (se o modelo não vier com os orifícios de fábrica). A jardineira deve ter no mínimo três furos para escoar a água, mas esse número pode aumentar se o recipiente for maior. 
  3.  Misture a terra para  deixá-la bem fofa, se você não tiver uma pazinha para misturar use uma colher velha.
  4. Retire do saco plástico ou vasinho as mudas com o torrão, cuidando para não estragar a muda pois elas são muito sensíveis,  transfira para o vaso ou jardineira e complete com terra. Após o plantio, regue as mudas com o regador. Sua horta está pronta!  
  Lembrando que deve regar sua horta todas as manhãs para deixar o solo sempre umedecido mas não encharcado!

 Investindo na Decoração de sua Horta
 Se quiser investir um pouco mais na decoração da horta, use também cascas de pinus para reter a umidade e deixar mais bonito o seu vaso, bacia ou jardineira. Pedras decorativas também ficam muito bonito e encobrem a terra dando um visual bem sofisticado. E  se você tem dificuldade em diferenciar os temperos de sua horta, aqui vai a dica: Pintar o nome das espécies em pedrinhas ou plaquinhas  e colocar no vaso ou no próprio vaso.
 
 Confira alguns exemplos de hortas em espaços pequenos e inspire-se!





 
Horta dentro de casa, na cozinha, aproveitando a janela da pia com vasos de diversos tamanhos e formas, com vários temperos. 

  
 Sobre a bancada da cozinha, os temperos mais usados para preparar os alimentos foram plantados em vasos dispostos como em uma escadinha. Charmoso e prático.
 
  Também sobre a bancada da cozinha,  mini horta em vaso à mostra e  em cachepô em formato de cerquinha (em frente à janela) e pia.


Na área de serviço do apartamento, na coluna de nichos,  é possível colocar vasinhos de terracota com ervas e temperos.

   Em mesinha ou bancada.

Hortas em jardineiras com suportes para paredes e muros, também são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas. Ideal para evitar escavações caninas e felinas!! Da esquerda para a direita: manjericão, cebolinha, orégano, tomilho, alecrim e sálvia.
 
Ou ainda um painel em madeira, de ripas, com pregos ou ganchos e preso na parede por parafusos com    buchas. E nos pregos ou ganchos pendura-se os vasos ou usa-se suporte de madeira para dispor os  vasos.
 
 
 
As ervas e temperos além de serem úteis,  proporcionam ao ambiente uma decoração  com toque moderno.


Fonte Imagem: Google Image

1 comentários:

Adorei o post, coloquei algumas partes dele no meu blog, com o devido link do blog.

Veja lá http://nacabeceiradomeuquarto.blogspot.com.br/

Beijos

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More