Dicas de como cultivar temperos e ervas em espaços pequenos.

Cultivar uma horta em casa vai além de ter temperos frescos sempre à mão, é ecológico, bonito, decorativo e é atividade relaxante sendo uma ótima terapia.



E isso é possível não só para quem tem quintal. Para quem não tem espaço, uma boa solução é cultivar os temperos em vasos ou jardineiras dentro de casa. Além de enfeitar a sua cozinha, a mini-horta vai possibilitar que você dê um toque especial nas refeições.

Para  iniciar a sua horta de temperos: 
É preciso encontrar o lugar certo. O ideal é um local que receba cerca de 3 a 4 horas de sol por dia. Assim, qualquer lugar em que incida sol é indicado. 

Se você mora em apartamento, o melhor lugar para deixar os vasos é na janela ou varanda, lembrando que se possível optar pela face norte, pois bate sol o ano inteiro.
Passo-a-passo: Cultivando a horta em vasos

As mini-hortas em vasos são ideais para temperos como manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã, entre outras ervas aromáticas.  Veja Aqui em Outro Post do nosso Blog "Como usar estes temperos no preparo dos pratos no dia-a-dia e testá-los em Receitas diferentes".

Plantando duas ou mais Espécies
É preciso  verificar o manejo correto de cada planta e fazer combinações que funcionam, pois "há plantas que gostam de mais sol e outras de mais sombra". A hortelã e a cebolinha, por exemplo, preferem menos sol, portanto podem ficar juntas.  


Plantando com Sementes ou Mudas
Para os que não tem paciência em esperar o processo de crescimento plantado por semente, o ideal é comprar mudas de temperos – à venda em casas de jardinagem – para uma colheita e utilização mais rápidas, já que o plantio com a semente demora muito tempo até a colheita.

Há espécies que  o mais indicado: é plantar as sementes e estas em sua maioria o desenvolvimento é rápidoSalsinha e Coentro: em 4 semanas já dá para colher.  

Ao comprar as sementes: leia sempre as instruções para saber o tempo de desenvolvimento de cada erva. Lembrando que as que optar por mudas:quando comprar as mudinhas, pergunte ao vendedor sobre as características da erva.

A distância entre uma muda e outra: também varia de acordo com as espécies escolhidas. Uma muda de alecrim no vaso já é suficiente; na jardineira, a salsinha, coentro, cebolinha, comporta várias mudas com espaço de 5 a 10cm por planta e entre as linhas, e  o manjericão requer espaçamento de 20cm. 
Mas todos podem ser plantados em vasos.
 
Passo-a-passo: 
Preparando o vaso ou jardineira 
  1. Em uma jardineira ou  vasos: use terra vegetal, areia de construção e adubo. Para a montagem use: pedrinhas no fundo do vaso ou cacos de telha, depois a areia úmida e a mistura da terra vegetal com o adubo.
  2. Faça furos no fundo da jardineira ou vaso (se o modelo não vier com os orifícios de fábrica). A jardineira deve ter no mínimo três furos para escoar a água, mas esse número pode aumentar se o recipiente for maior. 
  3.  Misture a terra para  deixá-la bem fofa, se você não tiver uma pazinha para misturar use uma colher velha.
  4. Para Sementes: Molhe a terra antes mas sem encharcar, com a ajuda de palito de churrasco ou da ponta de um lápis faça buraquinhos entre 1 a 2cm( não mais que isso) e vá colocando as sementinhas e cubra com a terra. Pronto!  Suas sementes já estão plantada e sua  horta está pronta! 
  5. Para as Mudas: Retire do saco plástico ou vasinho as mudas com o torrão, cuidando para não estragar a muda pois elas são muito sensíveis,  transfira para o vaso ou jardineira e complete com terra. Após o plantio, regue as mudas com o regador. Suas mudas já estão plantadas e sua horta está pronta! Lembrando que deve regar sua horta todas as manhãs para deixar o solo sempre umedecido mas não encharcado!
 Investindo na Decoração de sua Horta
 Se quiser investir um pouco mais na decoração da horta, use também cascas de pinus para reter a umidade e deixar mais bonito o seu vaso, bacia ou jardineira. Pedras decorativas também ficam muito bonito e encobrem a terra dando um visual bem sofisticado. E  se você tem dificuldade em diferenciar os temperos de sua horta, aqui vai a dica: Pintar o nome das espécies em pedrinhas ou plaquinhas  e colocar no vaso ou no próprio vaso.

 Confira alguns exemplos de hortas em espaços pequenos e inspire-se!




 
Horta dentro de casa, na cozinha, aproveitando a janela da pia com vasos de diversos tamanhos e formas, com vários temperos. Veja aqui no Blog Como usar os temperos frescos no preparo de diversos pratos - Receitas

  
 Sobre a bancada da cozinha, os temperos mais usados para preparar os alimentos foram plantados em vasos dispostos como em uma escadinha. Charmoso e prático. Veja também aqui no Blog - Como preparar receitas  saudáveis - Torta de Acelga  Almôndegas de soja, Hambúrguer Vegetariano e outras receitas!
 
  Também sobre a bancada da cozinha,  mini horta em vaso à mostra e  em cachepô em formato de cerquinha (em frente à janela) e pia.


Na área de serviço do apartamento, na coluna de nichos,  é possível colocar vasinhos de terracota com ervas e temperos.

   Em mesinha ou bancada.

Hortas em jardineiras com suportes para paredes e muros, também são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas. Ideal para evitar escavações caninas e felinas!! 

Da esquerda para a direita: manjericão, cebolinha, orégano, tomilho, alecrim e sálvia.Veja aqui no Blog  Como usar temperos frescos no preparo de diversos pratos - Receitas

Ou ainda um painel em madeira, de ripas, com pregos ou ganchos e preso na parede por parafusos com    buchas. E nos pregos ou ganchos pendura-se os vasos ou usa-se suporte de madeira para dispor os  vasos.
 

As ervas e temperos além de serem úteis,  proporcionam ao ambiente uma decoração  com toque moderno.

Obrigado por sua visita ao Blog Casa e Decoração!

Deixe seu comentário - Compartilhe se você gostou!



Fonte Imagem: Google Image

3 comentários:

  1. Adorei o post, coloquei algumas partes dele no meu blog, com o devido link do blog.

    Veja lá http://nacabeceiradomeuquarto.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Essa salsa dá para secar para colocar em frascos de especiarias?

    ResponderExcluir