Ideias para decorar a casa em tons de azul

Benefícios da cor azul na decoração

Fitar o tom azul-claro forrando o céu é sempre reconfortante. ''Por ser etéreo, ele dissipa a tristeza, simbolizando horizontes abertos e novos começos'', afirma Paola Vieira, gerente global de cores da AkzoNobel, detentora da marca Coral. Não é à toa que o matiz, batizado de ''céu californiano'', foi eleito a cor de 2010 pela empresa. ''A cor azul é otimista, transmite leveza e esperança.

Ao intensificar a claridade dentro de casa, bem como a sensação de amplidão, a tonalidade suaviza o cotidiano. Assim, a paz de espírito vem a reboque. ''O azul-claro traz serenidade, facilitando a comunicação entre as pessoas'', aponta a estudiosa. Segundo ela, essa opção cai bem em paredes, contrastando com móveis brancos, ou, então, com tons profundos, como o ameixa. Aço, vidro e cimento queimado também se afinam à cor dos bons presságios.

O azul é aquela cor sem a qual não se pode viver. O azul-marinho pode ser uma cor masculina, mas se combinada com elementos mais femininos pode criar um ambiente chique e muito elegante.

Na realidade, qualquer cor da família do azul é uma cor interessante para decorar uma casa: azul-escuro, azul-cobalto, azul-água, azul-bebé… Independentemente do tom de azul que usarem, os resultados podem ser brilhantes. O truque para dar ênfase à cor é manter tudo o resto neutro, a cor, neste caso a azul, é a estrela, independentemente do local onde seja aplicada: tetos, chão, mobília…

Pintar o chão de azul
Porque não? Se esta é a vossa cor, recorrendo a uma tinta especial para pintar soalhos ou azulejos, poderão dar uma nova vida ao chão da vossa casa. Nem sempre o chão tem de ser de simples madeira ou de simples azulejos. Pode ser azul…


Acentuar as portas, aros e alguns móveis com a cor azul
Por vezes, acentuar com cor algumas partes da casa pode transmitir um resultado dramático e súper original.
Pintar os tradicionais aros e portas da casa num tom de azul mais atrevido, pintando um móvel ou parede do mesmo tom, mantendo tudo o resto neutro, é uma excelente forma de enfatizar esse mesmo local.



Cozinha de cor azul
Até quando se cozinha, o tom de azul pode estar presente. Uma cozinha, ou apenas uma parte da mesma, pintada em tons de azul como o azul-cobalto ou mesmo azul-noite e preenchida com móveis de cor neutra pode ser ímpar. Isto é uma boa dica, pois sempre que se pretender mudar de decoração, será apenas necessário pintar as paredes não tendo de se mudar os móveis. Pensar fora do contexto normal é ótimo para incorporar cor, especialmente em locais mais arrojados como a cozinha.



Incorporar riscas de forma arrojada
O azul desde sempre foi associado à tradição e consequentemente às riscas; e as riscas desde sempre são sinónimo de um local elegante. Incluir este conceito na decoração de uma casa é ótimo, porém para não se cair numa rotina de riscas podem-se contrastar as riscas com outros padrões dentro do mesmo tom; outra opção interessante: manter o padrão das riscas em tudo, mas com cores de riscas distintas.


Dar ao quarto de casal um look azul acolhedor e moderno
Uns apontamentos de azul-água numa tela branca são um exemplo de uma combinação tranquila e muito elegante. Criar uma lista de riscas modernas que percorra todo o quarto, juntando uma peça de mobiliário e um ou outro apontamento com a mesma cor, mantendo uma paleta de cores neutra onde o azul sobressaia, permite conseguir uma decoração calma e ideal para decorar um quarto moderno, mas tranquilo.


Pintar o teto e as paredes de azul
Pintar o teto e as paredes no mesmo tom dá ao local um ar mais acolhedor. Conseguir esta decoração numa cor dramática como em azul-turquesa dá ênfase às paredes e ao teto, portanto o restante mobiliário deve ser em tons neutros que sobressaiam este drama decorativo apenas através da cor.


Usar o azul para enfatizar as divisões da casa
Uma casa moderna e colorida, onde a cor celebra cada divisão pode ser conseguida por um efeito de surpresa e de mudança de sensações de divisão para divisão. Optar por uma cor distinta para cada divisão, de acordo com o espírito que se pretenda em cada compartimento, é uma demonstração da personalidade de uma casa e por consequência, do casal.



Fonte e Imagens:http://anossavida.pt

0 comentários:

Postar um comentário