Decorando paredes com a técnica do patchwork

A técnica do patchwork, o trabalho de juntar vários retalhos coloridos um no outro, já ultrapassou o universo da costura há muito tempo. A arte, que já embelezava cortinas, colchas, almofadas e tapetes, agora também dá cor e vitalidade para paredes de diversos cômodos da casa.



O patchwork em paredes pode ser feito com azulejos ou papel de parede em ambientes variados como cozinha, churrasqueira, banheiros, salas, etc. Para uma mistura bonita e benfeita, é necessário pensar sempre na harmonia dos elementos.

As diversas cores e padronagens podem acrescentar muito, mas também podem pesar na composição. Sempre pense no ambiente como um todo e no patchwork em si: os “retalhos” devem estar em harmonia entre si, porém, além disso, precisam ficar de acordo com o restante da decoração.




Caso você queira utilizar azulejos, uma boa saída é reaproveitar alguns lascados e quebrados que já usou em casa. Ou então ir em busca de alguma loja que tenha um “cemitério” dessas pecinhas para que você possa comprá-las por um preço mais acessível.



No caso do papel de parede, a mesma coisa se repete. Que tal lançar mão da sua criatividade e reaproveitar pequenos pedacinhos do material que sobraram de reformas passadas? Caso você não tenha retalhos suficientes para uma parede inteira, também pode fazer apenas uma faixa colorida:

Ou então montar desenhos como este:

O aspecto mais legal dessa técnica é que cada trabalho é único, com diferentes misturas e combinações. Você faria algo parecido na sua casa? Comente!


Artigo e Imagens: www.minhacasaminhacara.com.br

Um comentário:

  1. Excelentes argumentos essas suas dicas são muito boas uma melhor que a outra muito obrigado por compartilhar com agente.

    ResponderExcluir